Coxinhas da Fernanda



Essas deliciosas coxinhas de frango eu aprendi com minha mãe, que sempre fez as melhores coxinhas que já comi na vida. Sério, mesmo quando fui no tal do Bar do Veloso, muito conhecido pelas coxinhas em São Paulo, não achei nada demais. E não é porque é comida de mãe (porque comida da mãe da gente sempre é mais gostosa, né), todo mundo que come acha as coxinhas da dona Elza espetaculares.

Quando cheguei nos EUA meu marido espalhou um boato que eu sabia fazer coxinhas muito boas. Pois é, nunca tinha feito coxinha na vida e o povo começou a me cobrar. Liguei correndo pra minha mãe que me passou a "receita", bota um tanto disso, mais um pouco daquilo, não esquece daquilo outro. Daí no outro dia ela ligava de novo e me falava mais um ingrediente que estava faltando. Pois é, levou algumas tentativas para eu acertar e confesso, não foi fácil fazer a bendita massa.

Então porque o nome é coxinha da Fernanda e não coxinha da Dona Elza? Porque nunca consegui que a coxinha ficasse na textura da dela, bem macia. A minha fica crocante, o Pedro diz até que prefere a minha, mas acho que é só pra me agradar, rs.

Então vamos para a receita, tudo começa pelo frango. Eu uso qualquer parte, até mesmo o frango de rotisserie que sobra quando compro. Mas se for fazer com o frango cru, eu prefiro fazer com sobrecoxa, acho que deixa o recheio mais molhadinho, mas pode ser com o peito também, ou uma mistura das partes. 


Deixo o frango de molho com água e limão (ou vinagre) por uns 10 minutos para tirar o gosto ruim. Olha como a água fica branca: isso deixa um gosto estranho no frango


Então eu refogo no óleo ou azeite o alho, cebola cortadinha e quando tenho salsão. Coloco o frango e deixo ficar bem douradinho. Acrescento os temperos: sal, páprica doce, pimenta do reino, açafrão, louro, alecrim, salsinha e cebolinha. Para completar, coloco também 1 tablete de caldo de galinha. Coloque água até cobrir o frango e deixe cozinhando em fogo médio por aproximadamente 30 minutos (se quiser, pode cozinhar na panela de pressão). Eu gosto de cozinhar bem para facilitar na hora de desfiar, só desligo o frango na hora que o frango estiver quase derretendo.



Só lembrando, esse é o meu refogadinho, você pode temperar com o que quiser, somente os temperos básicos (sal e pimenta) também fica uma delícia, mas não pule a etapa de refogar com alho e cebola. Eu gosto de bastante tempero, mas fica a seu gosto quais utilizar. Se você não tiver a páprica, pode usar colorau ou mesmo umas duas colheres de molho de tomate. Eu só não gosto de deixar o frango branco, mas se você gostar, também não tem problema algum.

Separe o frango do caldo, que iremos utilizar na massa.

O frango já vai sair super temperado da panela. Agora é só esperar esfriar e desfiar na mão, ou então, aprenda a desfiar frango na batedeira AQUI.

Como disse, o frango já saí da panela bem temperado, mas as vezes ainda acho ele branco. Para dar uma corzinha nele, eu coloquei 2 colheres de molho de tomate e um pouco de salsinha, mas se não quiser esse passo não é necessário.


O recheio já está prontinho, agora vamos para a massa.


Separe duas xícaras do caldo do cozimento do frango e coloque em uma panela. Acrescente na panela também 2 xícaras de leite, 1 colher de sopa de manteiga ou margarina e 1 caldo de galinha. Deixe ferver.



Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e jogue na panela de uma só vez 500g de farinha de trigo e mexa consistentemente sem parar até a massa descolar do fundo da panela. Essa parte exige força nos braços, pois a massa é bem pesada.

Para saber se a massa está no ponto certo, tire a panela do fogo, molhe a mão e tente fazer uma bolinha com a massa. Se ele estiver muito grudenta, acrescente mais farinha até chegar no ponto.

Agora vem a parte mais difícil, você precisa bater a massa. Depois que ela descolou do fundo da panela (mexendo aproximadamente uns 5 minutos no fogo baixo), retire a panela do fogo e acrescente 1 ovo inteiro. Bata a massa com uma colher de pau na panela por uns 15 minutos.

Eu confesso que não tenho força para isso, então existem algumas alternativas para essa etapa, eu já testei todas elas e dão certo:

1)Você pode jogar a massa na sua pia untada com óleo ou margarina e sovar como se fosse massa de pão. O ponto negativo é que como a massa estará quente, você pode queimar sua mão. 
2) Você pode ir abrindo e fechando a massa com um rolo de macarrão (o que evita que você queime sua mão)
3) Se você tiver uma batedeira de massas pesadas (tipo KitchenAid), você pode bater a massa por uns 3 minutos utilizando o gancho.

Massa de coxinha sovada na batedeira planetária

Massa pronta, agora é só enrolar em um filme plástico e deixar esfriar para moldar as coxinhas.

Depois de sovada a massa fica bem lisinha

Moldar coxinhas é como brincar de massinha, no começo ficam horríveis, mas com a prática você vai pegando o jeito. Aprenda como enrolar coxinhas AQUI

Imagem do blog Sem Medida

Passo a passo de como enrolar coxinha:

1) Pegue uma bolinha da massa
2) Abra essa bolinha com as mãos formando uma cumbuquinha
3) Coloque o recheio
4) Feche a massa formando uma pontinha
5) Passe a farinha no ovo batido e depois na farinha de rosca

Com a mesma massa você também pode fazer bolinhos de queijo. Ao invés de rechear com o frango, recheie com um pedacinho de queijo temperado com orégano e azeite e modele como uma bolinha.

Agora é só fritar e se deliciar!

Na hora de fritar eu tenho mais um segredinho: eu coloco um dente de alho inteiro, com casca e tudo dentro do óleo ainda frio. Quando o óleo estiver na temperatura certa para receber as coxinhas, o alho estará fritando e soltará um aroma delicioso nas coxinhas.



Espero que tenham gostado!

                            Imprimir Receita





Comentários

Postagens mais visitadas