Os segredinhos do nhoque perfeito


Essa receita de nhoque recheado é uma delícia e fácil, fácil de fazer. Para o nhoque ficar bem gostoso, vou revelar uns segredinhos que fui aprendendo depois de testar algumas receitas.

foto panelaterapia.com

O nhoque é uma receita italiana muito conhecida e apreciada no mundo todo. Mas você sabia que também tem uma receita alemã bem parecida, o Kartoffelknödel. Come-se com molho bem diferente do italiano, mas na essência, o gnocchi italiano e o Kartoffelknödel alemão são receitas muito similares. Para criar essa receita de nhoque recheado, eu juntei truques que aprendi nas duas culinárias, e ficou uma delícia.

Kartoffelknödel


Que batata utilizar para fazer nhoque?

Para se fazer qualquer tipo de nhoque, o ideal é utilizar uma batata bem sequinha, ou seja, que tenha mais amido que água. Você pode utilizar qualquer tipo de batata, mas ela vai "pedir" mais farinha, e seu nhoque pode acabar com gosto demasiado de trigo. A melhor batata para utilizar no nhoque é a batata Russet (é a batata mais popular nos EUA) ou a batata asterix (casca vermelha). 



Se você não tem essas batatas, não se desespere. Outro segredinho é utilizar a batata já um pouco passadinha, pois a batata com o tempo vai perdendo naturalmente sua água.

Você também pode inovar e criar nhoques de sabores variados, nesse caso, pode-se utilizar 60% de batata e os outros 40% de outro tubérculo, como batata doce, abóbora, mandioquinha ou mandioca.

Como cozinhar a batata?

De nada adianta você comprar a batata perfeita e enfiar as pobres numa panela cheia d'água para cozinhar. Você pode assar (confesso que não tenho muita paciência para isso, pois demora horrores para assar a batata no forno) ou então cozinhar no vapor ou no microondas. Fica a seu critério.

O pulo do gato

Agora vem o segredinho que aprendi com um dono de um restaurante alemão. Segundo ele, na Alemanha se cozinha e amassa as batatas um dia antes do preparo do knödel. E isso faz todo o sentido, pois a geladeira tende a secar os alimentos.

Resumindo, para preparar as batatas sigo os seguintes passos:
1) Compro uma batata bem sequinha (Russet ou Asterix)
2) Cozinho no vapor (ou asso no forno ou no microondas)
3) Depois de bem cozidas, ainda quente, amasso bem as batatas
4) Levo a geladeira por umas 12 horas para elas perderem mais a água

Se você não tem paciência para tudo isso, pode cozinhar, amassar e colocar as batatas para esfriar no freezer por algumas horinhas. 

Se você seguir esses passos, a massa vai pedir uma ou duas colheres de farinha de trigo e vai ficar com bastante gosto de batata.

Agora vamos para a receita do nhoque. É muito, muito simples. Você simplesmente vai misturar 500g de batata (já cozida e amassada como expliquei), 2 colheres de manteiga derretida, 1 ovo, sal, pimenta e noz moscada à gosto, farinha de trigo o quanto baste para dar liga. É só misturar tudo e pronto. 

Para saber qual é o ponto certo, é só fazer uma bolinha com a mão molhada, como se fosse brigadeiro. Se não grudar muito, está prontinho.

Para saber se o nhoque está no ponto, basta fazer uma bolinha e ele não grudar muito na mão


Eu fiz o nhoque recheado de queijo, mas você pode rechear de qualquer coisa que estiver sobrando aí na sua geladeira, vale presunto e queijo, requeijão, catupiry, frango, milho. 

nhoque recheado de queijo

500 g de batata renderam esses lindos nhoques recheados


Daí é só fazer as bolinhas e colocá-las para cozinhar em uma panela com óleo, sal e água fervendo. Elas vão ficar todas no fundo da panela, quando subir, está pronto. 



Cubra seu nhoque com o molho de sua preferência e queijo. Se preferir, leve ao microondas para o queijo derreter

marmitinhas prontas de nhoque recheado de queijo ao molho bolonhesa


                           Imprimir Receita


Comentários

Postagens mais visitadas