Minha receita de feijão na Slow Cooker


Cada família tem um modo de preparar feijão. Como é um alimento consumido diariamente em muitos lares brasileiros, cada um tem um segredinho para contar. Esse é o meu jeito de fazer feijão, espero que agrade, pois aqui em casa é o maior sucesso.

A primeira dica super importante: deixe o feijão de molho. Lave os feijões até a água ficar translúcida. Coloque os feijões em uma vasilha e cubra com água fervente. Deixe assim do dia para noite (pelo menos umas 10 horas). Dizem que esse procedimento ajuda a evitar que o feijão produza gases (você não quer que o feijão produza gases dentro de você, né?) e também facilita muito na hora de cozinhar o feijão.

Eu utilizo o feijão carioquinha que trago do Brasil ou compro em algum supermercado brasileiro. Quando não tenho o feijão carioquinha, eu uso o Pinto Beans, que é muito parecido. Os grãos do Pinto Beans são um pouco maiores e ele fica um pouco mais duro que o carioquinha, mas ambos são bem parecidos e saborosos. Se você quiser, você pode fazer essa mesma receita com outros tipos de feijões, como o preto, o branco, o vermelho. Fica ao seu critério.




Depois que o feijão passou a noite na água você pode cozinhá-lo. Descarte a água, lave-os novamente e leve à panela. Eu não uso panela de pressão, a história já contei AQUI, mas se você se sentir à vontade não tem problema algum. Vai ficar igualzinho, a única coisa que mudará é o tempo de cozimento. Eu cozinho meu feijão na panela elétrica Slow cooker.




Eu coloco os feijões na panela e cubro com uma nova água até completar uns dois dedos acima do feijão. Você pode fazer a quantidade que quiser. Eu deixo cozinhar por aproximadamente 8 horas na posição mínima (low) da minha Crocpot. Se preferir, cozinhe na panela de pressão por 30 minutos.






Depois que o feijão estiver cozido é hora de temperar e de apurar para o feijão ficar bem cremoso. Você vai ver que ele vai sair com um caldo bem ralinho. Leve o feijão para uma panela regular a fogo médio. Enquanto ele fica no fogo apurando (leva em torno de 20 minutos), prepare o tempero do seu feijão em outra panela pequena ou frigideira.



Leve azeite ou óleo vegetal ao fogo e doure as cebolas. Você pode acrescentar bacon também para dar mais sabor ao feijão, mas não é necessário. Quando a cebola estiver dourada, acrescente alho amassado ou triturado. Mexa rapidamente e jogue essa mistura no feijão.



Mexa bem o feijão. Acrescente sal e pimenta do reino triturada à gosto. Deixe o feijão apurar até ficar bem cremoso. É só deixar o feijão no fogo e mexer de vez em quando que ele chega na cremosidade desejada. Se desejar fazer um feijão mais incrementado, você pode colocar lingüiça defumada cortada em pedaços para cozinhar junto com o feijão. No Brasil eu usava a lingüiça calabresa, aqui nos Estados Unidos eu uso a linguiça polonesa (Polska Kielbasa) que é muito parecida com a calabresa brasileira e pode ser encontrada em qualquer supermercado.

Polska Kiekbasa - linguiça muito similar à linguiça calabresa brasileira

Sirva com arroz e delicie-se com o mais tradicional prato da culinária brasileira, na minha humilde opinião, é claro.



Dica: congele o feijão que sobrar e descongele somente na hora de servir.

Espero que tenham gostado.


feijão do dia-a-dia

AUTOR
Fernanda Rios
COZINHA
Brasileira
RENDIMENTO
Aprox. 6 porções
                    
Ingredientes
·        2 xícaras de feijão carioca (ou pinto beans) seco
·        Água o suficiente para cobrir os feijões no cozimento (aprox. 8 xícaras)
      3 colheres de sopa de óleo da sua preferência
·        ½ cebola grande picada
·        2 dentes de alho amassados
·        Sal e pimenta do reino à gosto
·        2 colheres de bacon picado (opcional)
·        ½ lingüiça calabresa ou polonesa (polska kiebasa) picada                               

MODO DE PREPARO

1.    Lave os feijões até a água ficar translúcida. Cubra-os com água fervente e deixe de molho do dia para noite (aproximadamente 10h).

2.    No próximo dia, jogue a água do molho fora e leve os feijões para cozinhar. Coloque água suficiente para cobrir os feijões com mais dois dedos acima de água. Na slow cooker leva aproximadamente 8h na temperatura baixa (low) ou 4h na temperatura alta (high) para cozinhar. Se preferir, utilize a panela de pressão por 30 minutos (depois que pegar pressão).

3.    Depois de cozidos, retire da slow cooker e leve para o fogo regular para apurar o caldo do feijão.

4.    Em outra panela ou frigideira, prepare os temperos enquanto o caldo apura. Leve o bacon picado (opcional) para dourar ou utilize somente óleo. Quando estiver douradinho, acrescente a cebola picada e só depois que ela estiver quase no ponto, acrescente o alho picado. Mexa rapidamente e misture ao feijão.

5.    Acrescente a lingüiça picada (opcional).

6.    Tempere com sal e pimenta do reino à gosto.

7.    Deixe o feijão no fogo até atingir a cremosidade que você deseja. Fique de olho, mexendo de vez em quando para não queimar.

Comentários

Postagens mais visitadas