Pão de queijo

English Version

Essa é certamente uma das receitas mais tradicionais e mais queridas do Brasil. Quando cheguei nos EUA, fiquei desesperada porque no interior do Estado de New Hampshire obviamente não tem pão de queijo e demorei muito para descobrir o que era polvilho por aqui.

No Brasil comia pão de queijo quase todos os dias no café da manhã, mas eu sempre comprava no supermercado. Nunca tinha feito essa receita na minha vida. Chegando aqui tive que testar várias receitas, adaptar ingredientes e proporções, mas eu cheguei em uma receita que, modéstia à parte, ficou ótima.

Agora vou ensinar os truques para quem está fora do Brasil e quer se deliciar com um autêntico pão de queijo. 





O primeiro desafio é o polvilho. Podia jurar que não existia nos EUA, mas para a minha surpresa ele existe. Chama-se Tapioca Flour ou Tapioca Starch ou até mesmo Yuca Flour. Você pode encontrar na seção de alimentos sem glúten nos melhores supermercados. Eu encontrei no Hannaford, mas também já vi no Shawn’s e no Price Chooper. Essas são as redes de supermercados que tinham perto de onde eu morava e sei que também existem em diversos estados americanos. Mas em todo mercado que se propõe a vender alimentos mais saudáveis, como o Whole Foods, é fácil de encontrar. Encontrei até no site do Walmart e da Amazon. O mais fácil de encontrar é da marca Bob’s Red Mill, da foto abaixo, mas existem outras também, dependendo da região onde você mora.

Tapioca Flour é o polvilho doce, encontrado em qualquer bom supermercado nos EUA


Mas nem tudo são flores, existe um detalhe muito importante. A Tapioca flour vendida aqui nos EUA é o polvilho doce. Para quem não sabe existem dois tipos de polvilho no Brasil, o doce e o azedo. Para o pão de queijo ficar crocante por fora e macio por dentro é importante utilizar os dois tipos. Se você não conseguir encontrar o polvilho azedo, tudo bem, pode fazer somente com o doce, mas na minha opinião ele não fica tão gostoso.

Já o polvilho azedo pode ser encontrado só em mercados brasileiros mesmo, infelizmente. Mas existem inúmeros mercados espalhados pelos EUA.  Eu compro polvilho em mercados brasileiros em Newark no Estado de New Jersey: SEABRA FOODS (existem várias unidades em diversos Estados) ou A&J Seabra (várias unidades em New Jersey).

Para quem não pode ir até um mercado brasileiro, graças à Deus existe a internet. Você pode encontrar na AMAZON (digite polvilho azedo mesmo),  ou então em um site super legal chamado RIO MARKET. Eles entregam nos EUA inteiro com frete de dez dólares, sem valor mínimo de compra.

O Polvilho azedo pode ser chamado Sour starch ou Sour manioc starch, mas duvido que qualquer americano conheça esses nomes. Procure por polvilho azedo em português que será mais fácil de encontrar.

Polvilho azedo pode ser encontrados em mercados brasileiros

Primeiro desafio resolvido! Você já encontrou o seu polvilho.



Segundo desafio: o queijo. Esse confesso que foi mais difícil. Pelo menos no Estado onde vivo (New Hampshire) não é permitida a venda de queijo fresco feito de leite cru, que seria nosso queijo Minas. No Brasil, o verdadeiro pão de queijo é feito com queijo meia cura, que é o queijo Minas fresco envelhecido. Aqui é proibido a venda desse produto. Alguns amigos me disseram que algumas fazendas vendem queijo fresco ilegalmente, mas nem me arrisquei em ir atrás disso. Pensou, ser pega fazendo tráfico de queijo, kkkk.

Tive que utilizar os queijos que vendem por aqui mesmo. Como não se pode fazer queijos de leite cru na maioria dos estados americanos, o que se encontra por aqui mesmo é o Cheddar. Existem queijos tipo cheddar em pedaços, em fatias, ralados, brancos, amarelos, em líquido, em pó, enfim, sinônimo de queijo para americanos é o Cheddar e foi ele que utilizei na minha receita e deu super certo. Fiz pães de queijo com parmesão, com grana padano, até com um queijo que comprei em um mercado brasileiro que dizia ser tipo o queijo meia cura (mas não era). Todos não deram certo. Nenhum desses queijos deu a textura que eu queria no meu pão de queijo. O que mais deu certo foi o queijo cheddar que já vem ralado e pode ser encontrado em todos os supermercados dos EUA. É impossível não encontrar esse queijo, pois é o queijo mais popular que existe no país.

A imagem abaixo mostra o cheddar ralado da marca Kraft. Já fiz com esse e deu super certo, mas fiz com outras marcas e deu certo também. Eu compro sempre o mais barato, ou o que tem cupom, pois a marca não faz a mínima diferença.



O resto é básico, ovo, leite, óleo, sal, ingredientes universais, que tem em todo lugar. O mais difícil você já conseguiu: achar o polvilho e o queijo. Agora é só seguir a receita e curtir seu pão de queijo quentinho saindo do forno.


Vamos para a receita!





1. Coloque 1 xícara de chá de polvilho doce e 1 xícara de chá de polvilho azedo e em uma vasilha. Reserve.
2. Coloque em uma caneca ou panela para ferver 1/3 de xícara de chá de óleo, 1/3 de xícara de chá leite, 1/2 xícara de chá de água e o 1 colher chá de sal. Eu utilizo óleo comum (vegetable oil), mas pode ser utilizado o óleo da sua preferência.
3. Assim que ferver, jogue a mistura sobre os polvilhos que você reservou. Misture até obter uma massa homogênea. Eu bato na batedeira com o batedor de leque, mas pode misturar com uma colher de pau sem problemas.


4. Deixe descansar em temperatura ambiente por 15 minutos.
5. Passados os 15 minutos, acrescente 2 ovos e 1 e 1/2 xícara de chá de queijo à massa. Misture bem até formar uma massa grudenta. Eu utilizo a batedeira com gancho nessa fase e bato por uns 5 minutos em velocidade mínima. Se você quiser fazer na mão, amasse bem por no mínimo 10 minutos.
6. Modele os pães de queijo com mão untada com óleo fazendo pequenas bolinhas. Lembre-se que eles irão crescer.
7. Coloque-os em uma forma, deixando um espaço entre eles.
8. Leve ao forno pré aquecido a 190º C (375º F) de 15 a 20 minutos até que os pães de queijo estejam douradinhos.
Rende em torno de 30 pães de queijo médios.


Dica:
Os pães podem ser congelados. Modele os pães de queijo e ao invés de levá-los ao forno, leve-os ao freezer. Para que eles não grudem um no outro, primeiramente você congela os pães na forma e depois de mais ou menos 2 horas de freezer, você pode tirá-los da forma e colocar em um saquinho. Quando quiser comê-los é só colocar diretamente do freezer para o forno, sem a necessidade de descongelar.


Pão de queijo

AUTOR
Fernanda Rios
COZINHA
Brasileira
RENDIMENTO
Aprox. 30 unidades médias

Ingredientes
·           1 xícara de chá (110g) de polvilho azedo
·        1 xícaras de chá (110g) de polvilho doce
·        1/3 xícara (80ml) de óleo da sua preferência
·        1/3 xícara (80 ml) de leite
·        ½  xícara (120 ml) de água
·        1 colher de chá (6g) de sal ou à gosto
·        2 ovos inteiros
·        1 e ½ xícara (150 g) de queijo cheddar ralado

MODO DE PREPARO


1. Coloque os polvilhos em uma vasilha. Reserve.
2. Coloque em uma caneca ou panela para ferver o óleo, o leite, a água e o sal.
3. Assim que ferver, jogue a mistura sobre os polvilhos que você reservou.
4. Misture até obter uma massa homogênea.
5. Deixe descansar em temperatura ambiente por 15 minutos.
6. Passados os 15 minutos, acrescente os ovos e o queijo à massa. Misture bem até formar uma massa grudenta.
8. Modele os pães de queijo com mão untada com óleo fazendo pequenas bolinhas. Lembre-se que eles irão crescer.
9. Coloque-os em uma forma, deixando um espaço entre eles.
10. Leve ao forno pré-aquecido a 190º C (375º F) de 15 a 20 minutos até que os pães de queijo estejam douradinhos.





Comentários

  1. Acabei de fazer, junto com o cheddar acrescentei parmesão. Ficou uma delicia! Muito obrigado por compartilhar a receita!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas