Peru suculento de Natal (Peru de Natal do Gordon Ramsay)




Eu fiz esse Peru pela primeira vez no Thanksgiving desse ano e ficou divino. Super suculento e bem temperado, como deve ser um bom peru. Agora sim posso passar todas as dicas para que seu peru nunca mais fique seco e se torne o rei da mesa de Natal.

Falou em Peru a gente logo lembra daquela propaganda:

"Peru de Natal
peru de Natal
é tão fácil de fazer
vem temperado e pronto pra assar..."

Pois bem, deve ser por causa dessa musiquinha maldita que seu peru nunca deu certo durante todos esses anos. Daí você coloca a culpa na pobre ave: "mas não dá certo porque a carne é muito seca". Em partes isso é verdade, a carne do peru é bem mais magra que a do frango, por isso muita gente gosta de usá-lo nas dietas (o famosão peito de Peru, que foi moda fitness um tempo atrás). Por isso o segredo número um e que temos que adicionar muita, mas muita gordura na pobre ave magrela.

Chega de lero lero e vamos pros segredinhos pro seu peru ser um sucesso esse Natal. Eu adaptei a receita do Peru de Natal do Gordon Ramsay (Gordon Ramsay`s Turkey with Gravy). Eu até ia colocar o nome dessa receita de Peru do Gordon Ramsay, mas achei que ia pegar mau né, rs. Brincadeiras a parte, aconselho demais a vocês assistirem o vídeo no qual ele ensina a fazer o Peru AQUI. O vídeo está em inglês, mas as explicações estarão todas em português aqui e é bem fácil de acompanhar.

Dicas importantes:



  • Eu temperei meu Peru um dia antes de assá-lo (o Gordon Ramsey não fez isso) para pegar mais sabor. Eu coloquei a ave em um saco de assar e temperei com sal, pimenta do reino, alho moído, limão, vinho branco, louro e alecrim e deixei marinando na geladeira por umas 12 horas.
  • O bacon utilizado nessa receita é aquele fatiado, tipo americano. Ele faz a vez do papel alumínio que não é utilizado nessa receita e evita que a pele do peru queime. Se por um acaso você não quiser utilizar bacon ou não encontrar desse tipo, utilize papel alumínio. O importante é que o Bacon cubra todo o peito da ave.
  • O Gordon Ramsey aconselha deixar o peru descansar o mesmo tempo que ele ficou no forno, ou seja, se ele ficou no forno por 3 horas, ele deve descansar mais 3 horas fora do forno. Eu fiz isso, mas realmente não sei. Acho que senti falta dele meio que desmanchando como na hora que saí do forno. Mas em contrapartida, ele fica muito mais fácil de cortar.
  • Algumas pessoas dizem que é bom regar o peru com o caldo que caí dele na forma a cada meia hora. Eu não fiz isso porque o meu era muito grande e tinha dificuldade de tirar ele do forno para regar, mas acredito que isso ajuda bastante a dar uma suculência extra na ave.
  • É fundamental servir o Peru com o molho que fazemos com o caldo que fica na forma que já ensinei AQUI. O molho ajuda a manter a humidade da carne no prato.



Peru de Natal do Gordon Ramsay

Ingredientes


1 peru
sal e pimenta a gosto (calcula-se em torno de 1 colher de chá por quilo)
2 cebolas cortadas ao meio
1 limão cortado ao meio
1 cabeça de alho inteira cortada ao meio
6 folhas de louro
azeite de oliva, o quanto baste
bacon cortado em fatias, o quanto baste

Manteiga de Ervas


375 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de azeite
2 limões (suco e raspas da casca)
3 dentres de alho amassados
1 maço de cheiro verde picadinho
sal e pimenta a gosto


Modo de preparo (vídeo AQUI)


1. Prepare a manteiga de ervas colocando todos os ingredientes em uma tijela e misturando bem com uma colher.

2. Prepare seu peru. Abra a embalagem, tire os miúdos de dentro e tempere com sal e pimenta (ou faça a marinada como ensinei acima). Eu gosto também de lavar o Peru antes de tudo e passar bastante limão nele pra tirar o gosto forte, mas esse passo é somente uma sugestão.

3. Dentro do Peru coloque as cebolas cortadas ao meio, os limões (também inteiros, cortados ao meio), a cabeça de alho e as folhas de louro.

4. Com as mãos, coloque a manteiga de ervas entre a carne do peito e a pele, por toda a extensão da ave. Coloque a manteiga que sobrar por cima da pele, massageando a carne.



5. Coloque a ave em uma assadeira e coloque azeite de oliva sobre o peru. Isso evitará que a manteiga queime no forno.

6. Leve ao forno pré-aquecido bem quente (220 C) de 10 a 15 minutos, somente para o peru pegar uma cor.

7. Retire do forno e baixe a temperatura para 180 C (temperatura média). Banhe novamente o peru com o caldo que caiu na forma e cubra-o inteiramente com bacon em fatias. Esse passo é fundamental para a carne não ficar seca.



8. Volte ao forno 180 C e deixe assando. O tempo irá depender do tamanho do seu peru, calcula-se 30 minutos por quilo de ave.

9. Transfira o peru para outra forma e deixe ele descansar até ser servido. Com o molho que sobrar na forma, faça um molho divino para servir juntamente com o Peru (receita AQUI).



















Comentários

Postagens mais visitadas