Risoto de frango de rotisserie


risoto de frango de padaria


Eu amo risoto. Acho um prato bem versátil, pois vai bem com vários tipos de sabores e também acompanha bem qualquer carne. 

Meu risoto de frango tem uma história especial. Sempre que compro frango de rotisserie, acabo fazendo o risoto, pois já reaproveito o caldo e a carne, como contei AQUI. Mas agora sempre que faço esse risoto não tenho como não me lembrar da minha querida amiga Patrícia. Quando morávamos em New Hampshire, a Patty estava grávida e certo dia ela experimentou esse risoto. Ela amou tanto que tive que fazer outras vezes, pois não queria que a Esther nascesse com cara de risoto por minha culpa, rs. Brincadeiras a parte, a Esther nasceu a coisa mais linda do mundo, mas não tem como não me lembrar do risoto quando a vejo.

Frango de Padaria, Frango de Rotisserie, Frango Assado de Televisão de cachorro, não importa o nome, o importante é que esse frango é uma delícia


Como disse, gosto desse risoto porque além dele ser bem fácil de fazer, ele reaproveita todo o frango de rotisserie. Já contei AQUI todo passo a passo de como transformo os restos do frango em caldo e frango desfiado.



A receita aqui é de frango de padaria, mas a base do risoto é sempre a mesma. Você irá colocar o "recheio" no final. Se ao invés de fazer risoto de frango, você quiser fazer um risoto de queijo, ao invés de colocar frango no final, coloque queijo. Se quiser fizer um risoto neutro para servir de acompanhamento com uma carne, por exemplo, você pode fazer com caldo de legumes e finalizar com alho poró, por exemplo. Já fiz risoto de camarão, utilizei caldo de peixe e finalizei com camarões. Ficou uma delícia. Por isso essa receita é tão versátil, você pode utilizar o que quiser, a base sempre será a mesma.

Sempre utilizo o arroz arbóreo, próprio para risoto. Utilizar arroz de qualquer outro tipo irá alterar significantemente a receita. Não importa a marca, o importante é ser do tipo arbóreo.

arroz arbóreo próprio para risoto


Risoto de Frango de Padaria


  • autor: Fernanda Rios
  •     
  • cozinha: italiana
  •      
  • rendimento: 6 porções

Ingredientes

Base do risoto

1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1 litro de caldo de frango (aproximadamente) ver receita AQUI
1 colher (sopa) de manteiga

Recheio

Frango desfiado
queijo para finalizar

Modo de preparo


1) Em uma panela, coloque o caldo de frango para ferver. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe fervendo em temperatura baixa para ele não reduzir.

2) Em outra panela, de preferência de fundo grosso, frite a cebola no azeite.

3) Acrescente o arroz e frite um pouco.

4) Coloque o vinho e vá mexendo até quase todo o líquido evaporar. Diminua o fogo para médio-baixo.

5) Vá colocando o caldo aos poucos. Coloque uma concha, vá mexendo até o caldo evaporar. Quando o caldo evaporar, coloque mais uma concha, e assim por diante. Faça isso até o arroz cozinhar, isto é, até o grão ficar transparente.

6) Assim que ele cozinhar, tire do fogo antes que o caldo seque totalmente. Coloque a manteiga e mexa.

7) Sua base de risoto está pronta. Agora é só colocar o recheio de sua preferência, nesse caso, o frango.

8) Deixe a panela fechada fora do fogo por uns 5 minutos.

9) Finalize com queijo e sirva imediatamente.

Risoto de frango de padaria


Risoto de camarão


Dicas da Fernanda:

1) Se seu caldo não rendeu 1 litro, complete com água.

2) Você pode fazer o caldo de frango cru também, como já ensinei AQUI.

3) Se você preferir, pode utilizar o caldo industrializado. Dilua 2 tabletes em um litro de água e utilize como descrito na receita acima.


Comentários

Postagens mais visitadas