Yakissoba low carb

Esse Yakissoba praticamente sem carboidrato fui eu mesma que criei. Encontrei o macarrão Shirataki em uma deli de produtos orientais e resolvi fazer um Yakissoba sem carboidratos pro jantar.





O macarrão Shirataki é bem comum aqui nos EUA, nunca tive problemas em encontrá-lo, mesmo morando no interior. Em Nova Iorque achei essa lojinha bem em frente a Universidade Columbia que vende esse macarrão de todos os tipos e formatos e ainda por cima é bem barato, quase o mesmo preço do macarrão tradicional. Mas como disse, já encontrei em quase todos os supermercados que visitei nos EUA.





Por que uso esse macarrão? Porque ele quase não tem calorias. Essa versão que eu achei ainda tem bastante fibra, que dá bastante saciedade. Uma porção de macarrão tem 10 calorias, quase nada. Uma maravilha.

Ele é branquinho, vem em uma saquinho com água e precisa ser conservado em geladeira. Ele não tem gosto de nada, o que vai dar o sabor será o molho que você decidir usar. Ele é feito da batata konjac e é composto por 97% de água e fibra alimentar. Por isso ele não tem gosto e também não tem calorias. Mas quando você o prepara em uma receita, ele absorve o molho e fica, na minha opinião, muito parecido mesmo com o macarrão normal.

Como disse, nos EUA nunca tive dificuldade em encontrar. Em Nova Iorque então tem de todas as cores e formatos. No Brasil me contaram que não é tão simples e nem tão barato. Em lojas de produtos japoneses é provável que você encontre. Descobri que no site da Agro Nippo (VER AQUI) você pode mandar um email e descobrir onde o produto é vendido. 

Outra coisa importante é não confundir o shirataki com o Bifum (ou harusame). O Bifum é feito de farelo de arroz e possui 300 kcal a cada 100g, ou seja, quase as mesmas calorias do macarrão tradicional.





Vamos a minha receitinha de Yakissoba low carb. Rende por volta de 4 porções bem servidas.

Yakissoba low carb

  • autor: Fernanda Rios
  •       
  • cozinha: oriental/ low carb
  •        
  • rendimento: 4 porções

Ingredientes

1 saquinho (226g) de macarrão Shirataki 
1 colher de sopa de óleo (eu usei o de soja, mas o de gergelim fica mais gostoso)
300g de carne cortada em cubinhos (pode ser qualquer uma, carne, frango ou porco)
1 colher de sopa rasa de maisena diluída em 1 xícara de água
molho de soja a gosto
brócolis pré-cozido
1 cenoura cortada em rodelas
1 cebola cortada em pétalas
1/2 pimentão verde (você pode usar da cor que quiser)
4 cogumelos frescos cortados em lâminas
1 xícara de ervilhas (eu usei a congelada pré cozida)
salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo

1) Em uma panela, aqueça o óleo e frite a carne já temperada com um pouco de sal. Quando ela estiver bem fritinha, acrescente os legumes e cozinhe um pouco, mexendo sempre. 
2) Acrescente a maisena diluída em água e misture bem. Vá acrescentando um pouco mais de molho de soja à gosto, formando um caldinho. 
3) Coloque o macarrão escorrido da água que vem com ele. Deixe ferver de 3 a 5 minutinhos.
4) Coloque a salsinha e cebolinha para finalizar.


Obs: Os legumes também são a gosto. Eu acho que esses combinam e era o que eu tinha em casa. Mas também fica bom acrescentar cogumelos, acelga, berinjela, ou qualquer um que vocês gostarem.


Comentários

Postagens mais visitadas