Dieta dos 31 dias


Ano novo, vida nova. Depois das festas é difícil quem não ganhou uns quilinhos extras. Como fui no Brasil em outubro, já emendei minha volta com o Thanksgiving, depois com o Natal e o Ano Novo. Foram dois meses fora da dieta e cinco quilos a mais na balança. Socorro!!!

Agora, só tem uma saída: Foca na dieta!!!

Observação importante: Não sou nutricionista, médica, autoridade no assunto, nada disso. Só estou compartilhando o que eu faço, o que dá certo pra mim. Eu não tenho nenhuma doença, se você tiver qualquer alteração no seu organismo, procure um profissional



Quando preciso perder alguns quilinhos que ganhei nesses momentos de festas ou de viagens, geralmente sigo uma dieta muito legal de um livro chamado, a "Dieta dos 31 dias" da doutora Ágata Roquete. Eu me identifiquei muito com essa dieta porque ela não é tão rígida como a Dieta Dukan ou outras de consumo restrito de carboidrato que existem por aí. Quem quiser, é só me mandar uma mensagem que eu tenho o livro em pdf e posso compartilhar.



Seria um mês para dar aquele ponta pé inicial para uma vida mais saudável. Cada um conhece seu corpo e seu metabolismo. Eu sei que não consigo perder mais de 1 quilo por mês só seguindo uma dieta equilibrada e fazendo exercícios. Com essa dieta, consigo perder em média 3 quilos nos 31 dias propostos.

Eu não consigo fazer mais de 1 mês essa dieta. Sinto muita falta dos carboidratos, principalmente do arroz, e por mais que no livro a doutora jure que você não vai se sentir com falta de energia, eu passo esse mês como se fosse um zumbi. Fora o mal humor terrível. Então eu sigo um mês de dieta e depois continuo seguindo somente o que todo mundo já sabe: comer com moderação, praticar muito exercício físico, beber muita água e nada de doces. Daí aos pouquinhos eu perco o resto dos quilinhos (até a próxima viagem pro Brasil, onde engordo tudo de novo, kkk).

Mas o que seria a dieta dos 31 dias?

A dieta tem 4 fases:

FASE 1: A fase mais rígida da dieta e dura 15 dias. É nela que você vai perder mais peso e se sentir motivada a seguir uma vida mais saudável. Você pode ingerir proteínas e alguns vegetais, mas pode ingerir somente uma porção de carboidratos por dia. No livro, a doutora recomenta um pão integral para começar o dia com energia, pois ela diz que muita gente não consegue abrir mão do pãozinho logo ao acordar. Eu amo pão francês, mas como aqui nos EUA os pães não me agradam tanto, eu consigo tirar da dieta facilmente. Eu então troco o pão ou por aveia no café da manhã ou por arroz no almoço. Como disse, eu amo arroz, e esse sim, quando tiro da dieta me deixa muito mal humorada.

Minha dica: se a nutricionista está dizendo pra voce comer esse carboidrato, coma, e coma com prazer. Tem gente que diz pra você não comer que emagrece mais rápido, mas não vale a pena. Essa semana é muito difícil, não torne as coisas piores do que já são.

Alimentos permitidos:
  • todo tipo de proteína: carnes, peixes, frango, ovos, conservas (atum em lata), embutidos;
  • verduras e legumes crus com exceção dos alimentos da lista dos proíbidos;
  • gelatina 0% de áçucar;
  • bebidas sem áçucar;
  • temperos e especiarias

Alimentos permitidos 1 vez ao dia e em quantidades moderadas:
  • 1 carboidrato integral (pão, arroz, aveia)
  • 1 copo de leite magro (vaca, soja, amêndoas...)
  • 2 porções queijo magro por dia

Alimentos proibidos:
  • pão branco, arroz, massas, batata, mandioca ou qualquer outro alimento com amido;
  • óleos e manteigas;
  • grãos (feijão, milho, lentilha...)
  • cenoura cozida, ábobora ou beterraba;
  • tudo que leve farinha ou açúcar (bolo, bolacha...)
  • bebidas alcóolicas;
  • molhos (ketchup, mostarda)
  • frutas;
  • vegetais cozidos.

FASE 2: Nessa fase seu corpo estará mais adaptado a falta de carboidratos. Sua vida não será mais um inferno tão grande. Perde-se em média 1 quilo por semana. Eu perco 0,5 kg. Em média eu perco 2 quilos na primeira fase e 1 quilo na segunda. Como disse, é uma dieta dura, mas é somente um ponta pé inicial para uma reeducação alimentar. Não espere perder muito peso rapidamente, afinal, você ganhou esse peso todo em um mês ou foram meses ou até mesmo anos engordando até chegar nesse peso? Não queira emarecer muito rápido, isso será muito prejudicial para sua saúde e te levará para um efeito sanfona.

Nessa fase as regras da fase 1 continuam, mas você pode incluir 1 fruta por dia e comer sopa ou vegetais cozidos. Parece bobagem, mas você vai sentir falta das frutas e dos vegetais. No livro, a doutora sugere comer sopa no jantar, mas sinceramente, eu odeio sopa sem batata, então não sigo esse conselho. A dieta já é muito chata para você fazer algo que não gosta. Eu geralemente faço os legumes cozidos no vapor, mas cada um tem um gosto.

FASE 3: Alternativa

Ela sugere essa fase como uma ponte para a fase 4, que seria o término da dieta. Você pode seguir nessa fase pelo tempo que desejar, ou até atingir seus objetivos. Você também pode alternar alguns dias nessa fase e alguns dias na fase 1 ou 2, se a dieta ficar muito difícil para você. É o que eu faço, eu sigo a fase 1 e 2, e depois vou na fase 3 até atingir o peso que considerar OK.

Nessa fase você pode consumir todos os alimentos da fase 1 e 2, mais 3 colheres de sopa no almoço de arroz, feijão ou tubérculos (batata, mandioca, abóbora, beterraba).

Nessa fase entram os exercícios físicos. Eu costumo fazer 30 minutos de exercícios cardiovasculares + 30 minutos de exercícios de carga todos os dias.

Costumo emagrecer 1 quilo por mês nessa fase, ou até menos, pois os músculos começam a se desenvolver e o resultado na balança não é o mesmo. Mas isso não significa que a gordura não esteja indo embora, muito pelo contrário. As medidas sim, continuam diminuindo.

FASE 4: Manutenção

A partir daí não tem mistério, os conselhos são os de senso comum: comer com moderação, beber 2 litros de água por dia, praticar exercícios físicos todos os dias, evitar alimentos ricos em gordura e açúcar, evitar carboidratos refinados.

O dia da asneira

Fonte: notícias ao minuto


A nutricionista propõe no livro o dia da asneira, seria assim, depois de 6 dias de dieta você teria direito a um dia inteiro comendo o que quisesse. Tem gente que é contra, porque obviamente atrapalha o emagrecimento. Eu amo o dia da asneira, e faço dessa regra a regra pra minha vida toda.

Esse programa é um programa de reeducação alimentar, e acredito que de vez em quando temos que comer o que gostamos sim. Eu amo cozinhar, eu amo carboidratos, eu amo comer. Não vou me privar do que mais gosto para emagrecer mais rápido. Prefiro emagrecer mais devagar e continuar comendo com moderacão o que gosto.

A regra do dia da asneira é a seguinte: Coma o que tiver vontade durante 1 dia inteiro, três refeições.
Durante os 31 dias, eu sigo à risca nos seis dias e no sétimo, já é o dia de "folga". Isso me dá muita motivação para continuar, pois sei que a dieta não irá durar meses a fio. Depois dos 31 dias eu já crio regras menos rígidas. Eu tenho direito a enfiar o pé na jaca em três refeições por semana, não precisam ser todas no mesmo dia, mas de preferência que não sejam no jantar, pois o estrago é muito maior. Se dei uma bela jacada em um dia, sei que o próximo dia terei que voltar mais um dia pra fase 1, para reequilibrar as coisas.

Minha regra de ouro: Não comer carboidratos depois das 18h!




Se você não quiser seguir todas essas fases e quiser emagrecer mais lentamente siga apenas essa regra: não coma carboidratos à noite. Aliada a exercícios físicos regulares, essa é uma regra que fará você emagrecer sem grandes mudanças na sua vida.

E assim vamos comendo mais em um dia e menos no outro.  Eu aprendi a me aceitar com meu peso e tento sempre me equilibrar nesse peso que tracei como meta. Não adianta eu querer pesar muito menos do que isso, pois sei que não vou aguentar por muito tempo. Amo comer, cozinhar e tudo que envolve alimentos, e não vou abrir mão disso para ser muito magrinha, mas saúde em primeiro lugar, se o peso começa a aumentar muito, tem que agir rápido e voltar ao peso normal e saudável.

Espero que eu tenha ajudado vocês com essas dicas

Até a próxima

Comentários

Postagens mais visitadas